sábado, 7 de setembro de 2013

Tóquio é eleita sede da Olimpíada de 2020


Em uma votação com apenas duas rodadas, Tóquio foi eleita a sede da Olimpíada de 2020 com 49 dos 94 votos. Em segundo lugar ficou Istambul, com 45 votos.
O anúncio aconteceu em Buenos Aires. FOTO: AGENCIA REUTERS
A eleição aconteceu hoje no congresso do Comitê Olímpico Internacional (COI) em Buenos Aires. A cidade japonesa fez uma ótima apresentação da sua candidatura. Mostrou que tem infraestrutura e dinheiro para realizar as obras --conta com um fundo de reservas de US$ 4,5 bilhões.
Os japoneses souberam conquistar os membros do COI ao repetir diversas vezes durante a apresentação o quanto o esporte é importante no país e o quão comprometidos estão com o "movimento olímpico".
Para a vitória de Tóquio, foi fundamental a fala do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, sobre vazamento nuclear em Fukushima. "Será uma honra sediar os Jogos em Tóquio, uma dascidades mais seguras do mundo. Mas sei que muitos estão preocupados com a questão de Fukushima. Isso está sob controle. Não teve e nem terá nenhum dano a Tóquio", afirmou.
As duas cidades estão a 250 km de distãncia uma da outra. "Peço que leiam além das manchetes. A água contaminada está isolada numa área bloqueada ao redor de Fukushima. Não terá problema hoje e nem no futuro", disse.
E fez um apelo emocional: "Queria dizer que eu conheci um garoto quando visitei a área afetada em Fukushima. E ele estava brincando com uma bola. Aquela bola representa o futuro. Neste momento, crianças estão jogando futebol em Fukushima".

Fonte: DN

Nenhum comentário: